A maioria dos negócios de hoje, surgiram atrás de hobbies ou por tentativas na informalidade antes de se profissionalizarem.  Dessa forma, as ideias são testadas, validadas, a concorrência é avaliada, e você consegue visualizar se vale a pena ou não investir e assim, começar o processo de profissionalização.

Pensando em sanar suas dúvidas a Ideia Labs analisou as perguntas e dúvidas da maioria dos seus clientes e listou 10 tópicos que não podem ser ignorados quando estamos pensando em começar a empreender profissionalmente:

#1 – SEU NEGÓCIO, MIL FUNÇÕES –

Quem está começando a empreender  e não possui dinheiro ainda para investir, sabe bem do que estamos falando, será você que irá produzir, recepcionar , limpar, cuidar das mídias sócias,  do marketing….É por isso mesmo que é importante você ter isso já em mente, para que se prepare para colocar a mão na massa em tudo o que será requisitado, infelizmente esse é o começo e todo o começo terá suas renúncias e para empreender não será diferente. Se você já está preparado para isso, então já está no caminho certo!

#2 – A MAIORIA DAS COISAS VAI DEPENDER DE VOCÊ –

Quando se trata do seu negócio, você irá precisar de um cronograma que precisará ser planejado, para que assim, sua agenda fique organizada, as entregas necessárias entregues e o tempo de trabalho e lazer dividido. Para isso, divida bem o seu tempo, faça lista de prioridades para evitar perdas, acredite você irá precisar!

Empreender é enfrentar a nós mesmos o tempo inteiro, nossos medos, nossas dificuldades e é também ser criativo e assim, conseguir criar soluções rapidamente para sair de qualquer situação que possa ser complicada.

#3 – PRESTE ATENÇÃO NOS DETALHES –

Ser detalhista nesse momento é muito bom, pois assim, você conseguirá visualizar os problemas antes mesmo deles terem sido criados e também terá mais facilmente um diferencial.

O diferencial é sempre um divisor de águas, é muito importante, ainda mais, quando se trata da concorrência, é preciso ter um diferencial para haver destaque, senão o que fará os clientes comprarem contigo se não há nada de diferente?

#4 –  VALIDE –

Defina o seu público alvo e assim, começa a validar o seu produto com ele, para ver se esse é o caminho ou se alterações serão necessárias e não se preocupe, erros também são bem vindos, já que muitas vezes aprendemos mais com eles.

#5 – DEDIQUE-SE E FAÇA O SEU MARKETING –

Hoje as pessoas estão cada vez mais e mais conectadas, e você não pode fazer diferente, use as redes sociais para fazer a sua mídia e assim automatize as compras, ou clientes. Eles irão gostar da praticidade e você se destacará. É muito importante prestar bastante atenção no marketing, uma forma de fazer isso, é criando uma persona para definir melhor que tipo de público você quer atrair e também como conseguir mais clientes e visibilidade.

#6 – VIRE MEI (MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL) –

Se a sua pretensão é colocar seu produto em outras empresas, notas fiscais e também o seu CNPJ, serão requisitados, por isso vale a pena virar MEI, para que isso não seja um empecilho e sim um recurso a mais para conseguir estar em mais de um lugar e de repente ter pessoas vendendo para você, assim você já estará começando a delegar suas funções e estará em mais lugares, atingindo mais pessoas e assim, convertendo mais clientes.

#7 – PATENTE –

Cuide da sua marca e a melhor forma de você garantir isso é fazendo a patente dela, com essa proteção você não correrá o risco de roubarem a sua identidade visual e toda a ideia do seu negócio. Esse gasto é muito mais um investimento que vai valer a pena do que algo que te trará ou te deixará no prejuízo. Sem contar que você não precisar contratar uma empresa para fazer isso, você pode fazer sozinho.

#8 – GASTOS E GANHOS –

Já comentamos sobre como a organização é importante, mas o mais importante é saber exatamente quais são seus gastos e ganhos, o custo do seu produto, da matéria prima, qual é a sua mão de obra e também o seu lucro. Dessa forma, você não corre o risco de acabar em dívidas ou de gastar com a sua empresa exatamente o que você ganha.

#9 – CONFIE NO SEU PRODUTO E EM SI –

Como você irá fazer o seu negócio dar certo se você tem mais dúvidas do que certezas sobre ele? Para vender o seu produto você precisa confiar nele, caso contrário às pessoas irão perceber a sua falta de confiança e deixarão de confiar também, por isso acredite nele e acredite em você também!

#10 – SAIBA A DIFERENÇA ENTRE TEIMOSIA E PERSISTÊNCIA –

Para conseguir ver essa diferença em como você está tocando seu negócio é necessário deixar de lado o sentimentalismo e ser racional para conseguir fazer essa análise, já que há uma linha tênue que separa esses dois. É preciso ver quando deixamos de ser persistentes e começamos a ser teimosos com a nossa insistência em nosso produto, startup ou negócio, saber reparar quando isso ocorre, poderá te poupar tempo, dinheiro e frustração. Já que, quanto antes você ver que o seu negócio pode não estar mais fazendo sentido para o mercado, te dará mais tempo para reinventá-lo,  e assim se reposicionar no mercado, com um novo produto ou uma nova proposta.

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