Você já parou para pensar em como seria sua vida com uma casa inteligente, parecida com aquela da série animada de televisão “Os Jetsons”? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a residência dos sonhos já é realidade (mesmo sem uma empregada robô), e não precisaremos esperar mais cem anos para aproveitarmos os benefícios proporcionados por ela.

Nos dias de hoje, muitos dispositivos inteligentes já estão disponíveis no mercado a preços bastante acessíveis. De acordo com o novo relatório “Coldwell Banker e CNET Smart Home”, 1 em cada 4 adultos norte-americanos possui pelo menos um dispositivo inteligente em sua casa, e eles já estão desfrutando da economia de dinheiro e do maior tempo disponível para a realização de atividades mais importantes. Com base nesta importante pesquisa, separamos alguns benefícios que a casa dos sonhos pode trazer no seu dia a dia. Acompanhe:

Ela dá “paz de espírito”

No estudo, 72% dos usuários de dispositivos inteligentes disseram que eles dão ‘paz de espírito’, pois sabem que conseguem alcançar uma maior segurança para a casa. Os modernos sistemas disponíveis no mercado são capazes de proteger tanto a residência como os moradores de alguns riscos como ladrões, danos causados pela água, e até mesmo de condições meteorológicas extremas. Famílias com filhos também podem desfrutar das câmeras e sensores inteligentes, que ajudam os pais a supervisionarem as crianças enquanto elas brincam sozinhas, e podem também manter contato constante com os adolescentes.

Poupa tempo

Com lâmpadas e tomadas inteligentes, uma casa dá aos moradores inúmeras maneiras de economizarem seu tempo. Segundo a pesquisa, 57% das pessoas disseram que essas soluções proporcionam uma economia de até 30 minutos por dia, em média. Antes de ir dormir, por exemplo, você pode apagar todas as luzes e desligar os aparelhos que não serão utilizados durante a noite através do seu smartphone, com apenas um toque.

Isso elimina a tradicional prática de percorrer toda a casa para garantir que nada foi esquecido. Essa realidade é presente até mesmo em casos práticos que podem economizar tempo com a ajuda de objetos inteligentes, como quando o proprietário contrata um empreiteiro para fazer uma rápida reforma na casa, mas deixa de ir ao trabalho e realizar outras atividades mais importantes somente para conferir o trabalho do profissional. Com uma casa inteligente, isso não é mais necessário, já que é possível controlar o serviço mesmo estando no escritório.

Economiza dinheiro

A casa Inteligente oferece inúmeras maneiras de protegê-la e garantir o conforto dos moradores, incluindo a economia de energia que pode reduzir bastante o preço da fatura no final do mês. Cerca de 45% dos usuários de dispositivos inteligentes na pesquisa afirmaram ter poupado em média US$ 98,30 por mês, número que em alguns estados norte-americanos representa a redução de metade do valor total da conta. Isso porque, enquanto mantêm os moradores confortáveis, é possível controlar e programar os dispositivos dia e noite para evitar o desperdício de energia causado pelo uso desnecessário.

E ainda proporciona diversão

A comemoração de ocasiões especiais, tanto com a família como com os amigos, é tradição em grande parte do mundo. A avançada tecnologia da casa dos sonhos pode torná-las ainda mais divertidas, através das lâmpadas inteligentes que podem ser configuradas para emitirem cores diversas e tornarem o ambiente muito mais alegre.

Isso elimina a compra ou aluguel de aparelhos caros que emitem luzes coloridas, gastam muita energia e não podem atender a todas as preferências dos usuários. Já no Natal, você pode automatizar a sua decoração e controlar suas luzes com apenas um toque em seu smartphone, ou alterar completamente a cor da iluminação da casa para ela se adequar ao tema. Com uma lâmpada inteligente as oportunidades são muitas, e é só usar a imaginação para aproveitar tudo o que a tecnologia oferece.